понедельник, 18 июня 2012 г.

Tai Chi Chuan movimenta corpo e mente

Tai Chi Chuan movimenta corpo e mente

Pesquisas comprovam benefícios da arte marcial para a saúde das pessoas


Tatyane Ribeiro


Mente sã em um corpo são. A célebre frase do poeta romano Décimo Juno Juvenal explica o porquê de se buscar um bem-estar físico e mental. O equilíbrio do corpo é o segredo para se ter uma vida saudável nos dias atuais. Atingir esse objetivo não é uma tarefa tão difícil quanto pode parecer. Alguns especialistas recomendam praticar atividades que exercitam a memória e fortalecem os músculos e ossos. Uma delas é o Tai Ji Quan, conhecido popularmente como Tai Chi Chuan. A arte ensina aos seus praticantes a pensar e agir em harmonia.


Arte marcial chinesa, o Tai Chi Chuan realiza movimentos lentos, suaves e circulares que combinam exercícios terapêuticos, defesa pessoal, meditação e práticas de combate. Essa modalidade do Kung Fu promove uma maior percepção da respiração, da saúde mental e física. “Essa prática é uma forma de fortalecer a si mesmo com suavidade. O praticante da arte marcial revigora o seu corpo de dentro para fora”, diz o professor de Educação Física e instrutor de Tai Chi Chuan, Dílson Ribeiro.


A técnica engloba mais de 100 sequências de movimentos, com os quais os praticantes aprendem a perceber os limites do seu corpo. O equilíbrio é alcançado a partir da alternância de movimentos de recolhimento (defesa) e expansão (ataque) relacionados aos termos taoístas ying e yang – princípios ativos e passivos.


Apresentação de Tai Chi Chuan. Fonte: Flickr/Dojo Makoto

Efeitos na saúde – Com resultados satisfatórios, o Tai Chi Chuan tem despertado o interesse dos pesquisadores sobre os seus efeitos na saúde. O estudo realizado pela Universidade Havard em 2014 revela que essa técnica oriental ajuda no aumento da densidade óssea, reduz as dores causadas pela artrite, diminui a hipertensão e melhora a circulação cardíaca. A pesquisa comprova que a arte marcial traz grandes vantagens para os idosos, seja na melhoria da postura, do condicionamento físico, na redução da rigidez das articulações, no aumento do equilíbrio e diminuição do risco de quedas.


Quem sente na pele os benefícios do Tai Chi Chuan é o aposentado Raimundo Cerqueira, de 63 anos. Ele procurou aprender a luta para melhorar sua pressão alta. “Há sete anos eu pratico arte marcial e sinto que ajuda a me manter tranquilo. Também contribuiu para regularizar minha pressão sanguínea. Assim, quando treino o Tai Chi Chuan, sinto o meu corpo em completa harmonia com a minha mente”, diz.


Contra-indicação – Apesar da maioria dos adeptos ser o público da terceira idade, o Tai Chi pode ser praticado por crianças, jovens e adultos. Os exercícios de alongamento dos tendões são contra-indicados para grávidas, cardíacos crônicos e recém-operados, pois exigem muita flexibilidade da cabeça, pés, braços e fortes massagens nos rins e joelhos.


Exercícios terapêuticos de Tai Chi Chuan sentado. Ilustração: Tatyane Ribeiro


Original article and pictures take impressaodigital126.com.br site

Комментариев нет:

Отправить комментарий